25 de abril de 2011

Uma Páscoa diferente

Desde que cheguei, ainda na Alemanha, quando visitei aquele feira onde tinha de tudo um pouco, percebi que a tradição do ovo de chocolate, os ovos de galinha pintados, a colomba, o coelho, são todos objetos que fazem referência à Páscoa no Brasil e também são utilizados aqui. Na Itália, aquele bombardeio de vitrines maravilhosas decoradas com o tema pascoalino e os mercados oferecem N opções da tradicional colomba.
Com o convívio com os estrangeiros nas minhas aulas de italiano também vi que essa cultura se estende para outros países, com a única diferença do que se come exatamente no domingo de páscoa. No Brasil, comemos - pelo menos na minha região - a bacalhoada, e não a carne vermelha. Já por aqui, a Páscoa é o ponto de partida para voltar a comer a carne, que não se come somente na sexta-feira santa. 

Não fiz fotos do dia de Páscoa - e nem dos pratos - porque ia ser uma indelicadeza ficar parando, levantando e causando em meio a toda família, mas conto aqui como foi. 
A Páscoa foi basicamente um bombardeio de comidas. Nos sentamos à mesa às 13h30 e nos levantamos somente às 17h30 - uma loucura! Primeiro, segundo, terceiro e finalmente o último e tradicional prato de Páscoa: a ovelha. 
Não sei se eu já estava bastante satisfeita com tudo o que veio antes ou se eu fiquei é com aquela coisa na cabeça de estar comendo uma ovelha,  coisa que não tenho hábito e acho que nunca tinha feito antes, mas não gostei muito não. 
E depois de ter comido tanta coisa naquele dia, fui para casa e encontrei com o sofá, que me chamava...zzZZZZZzzz


Vitrine em Florença

Guirlanda de ovos de galinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário